Notícia - 1º ano do Ensino Fundamental tem adaptação em formato diferente com a pandemia

Foto

A pandemia de Covid-19 impôs a necessidade de adaptação de diversas atividades para todos os segmentos e séries. A tradicional adaptação dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, passou por algumas adequações neste ano para que a equipe pedagógica da série pudesse atender a todos os alunos de forma mais próxima e acolhedora possível.

 

O início da caminhada na educação básica é um grande desafio para os educadores, mas principalmente para as crianças, que são apresentadas ao mundo letrado e ficam frente a frente com pessoas até então desconhecidas. 

 

“As famílias foram muitas parceiras neste momento tão importante”, comenta Andreia Salomão, coordenadora do 1EF. “Por conta da pandemia e dos protocolos sanitários, os pais não puderam entrar nas dependências do Colégio. Desta vez, tiveram que se despedir no portão, mas vimos que eles nos entregavam as crianças confiando no trabalho que estamos fazendo.”

 

Andreia conta que todo o período de adaptação, ocorrido entre os dias 5 e 10 de fevereiro, foi muito tranquilo. Como a decisão de enviar os filhos às atividades presenciais é exclusiva das famílias, o CSI procurou organizar a logística do período de forma que também pudesse acolher de maneira especial os alunos do regime remoto.

 

Por isso, diferentemente dos anos anteriores, a adaptação foi dividida em três períodos. No primeiro horário, as professoras regentes atendiam exclusivamente aos estudantes cujos pais optaram pelo sistema virtual. Na sequência, foi a vez de os alunos do grupo A de cada turma participarem do momento de integração presencialmente. No último horário, os educadores acolheram as crianças do grupo B das turmas.