Quem Somos

História

O Colégio Santo Inácio faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE), constituída para fortalecer e dar unidade à missão educativa na Companhia de Jesus no Brasil: formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A Rede Jesuíta de Educação, por sua vez, integra a Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), um organismo integrador de caráter internacional, que fortalece o vínculo entre as associações e colégios da Companhia de Jesus, gerando políticas, estratégias e ações comuns. A FLACSI está composta por 90 instituições de Educação Básica em 19 países da América Latina. O Projeto Educativo da FLACSI tem a educação como ação apostólica, sustentada numa experiência de quase 460 anos. Esta proposta, intitulada Pedagogia Inaciana, busca uma formação integral dos estudantes a partir dos valores evangélicos, assumindo, desta forma, a própria missão da Igreja de anunciar ao mundo a Boa Nova do Evangelho.

Missão

Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

Visão

Ser um centro inovador de aprendizagem integral, que educa para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável.

Princípios e Valores

1. Amor e serviço

A experiência radical de sermos criados por Deus, no seguimento a Jesus Cristo, impele-nos a uma resposta encarnada por meio da atuação no mundo, em que colocamos nossos dons a serviço dos demais.

2. Justiça socioambiental

Deus nos chama ao movimento contínuo de reconciliação com ele, com a humanidade e com a criação, colaborando para a construção de uma sociedade onde a justiça se faça presente nas relações, na mudança das estruturas sociais e no cuidado com a casa comum.

3. Discernimento

Fundamento que orienta a missão educativa e a elaboração de projetos de vida, ambos comprometidos com um mundo mais justo.

4. Cuidado com a pessoa

Postura acolhedora expressa por meio do diálogo e da abertura ao outro, respeitando a dignidade de cada um, de modo que todos se responsabilizem mutuamente e aprendam uns com os outros.

 

5. Formação integral

Desenvolvimento das potencialidades da pessoa nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, por meio de um currículo integrado e integrador.

6. Colaboração e sustentabilidade

Visão compartilhada, trabalho em rede e solidariedade no uso dos recursos, garantindo a viabilidade da missão.

7. Criatividade e inovação

A tradição jesuítica inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea.

Pedagogia Inaciana/PEC (Projeto Educativo Comum)

Pressupondo o aluno como centro do processo de aprendizagem, a Rede Jesuíta de Educação (RJE), que congrega as escolas jesuítas no país, aprovou em 2015 o Projeto Educativo Comum (PEC), que delineou ações e objetivos para a Educação Básica à luz da nova realidade em que vivemos.
O currículo oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente, garantindo acompanhamento sistemático do aluno, do processo de ensino e de aprendizagem e dos modos de avaliação daquilo que se espera como resultado.
A Aprendizagem Integral está na identidade da educação católica: educar no modelo de vida de Jesus e no compromisso de transformar o mundo segundo os valores do Evangelho. Nas escolas da Companhia de Jesus, toda ação educativa converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

PEC.pdf

Equipe

Pe. Ponciano Petri SJ.

Diretor Geral

Ana Maria Loureiro

Diretora Acadêmica

Jorge Dau

Diretor Administrativo

Jonas Leandro Moreira Diego

Coordenador de Formação Cristã

Marcus Vinícius Machado

Coordenador do 9º ano do EFII e Ensino Médio

Armindiara Braga

Coordenadora do Ensino Fundamental II

Marta Souza Lima

Coordenadora do Ensino Fundamental I

Silvia Henriques

Coordenadora de EJA e Educação Profissional

Compromisso social

Seguindo as Preferências Apostólicas (diretrizes que orientam a atuação) da Companhia de Jesus, o Colégio Santo Inácio investe esforços e recursos em projetos de apoio aos mais necessitados, de cuidado com a Casa Comum, de educação e de evangelização.

Estrutura

O Colégio Santo Inácio investe continuamente para que seus alunos tenham sempre a melhor estrutura a fim de alcançar o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

Antigos Alunos

Uma vez inaciano, sempre inaciano