Notícia - CSI lança 2ª edição da Política de Proteção de Crianças e Adolescentes

Foto

10/06/2024

Completando um ano de sua Política de Proteção de Crianças e Adolescentes, o Colégio Santo Inácio lança a edição revisada do documento. A Política de Proteção do CSI visa orientar a comunidade educativa sobre os mecanismos de proteção previstos na legislação brasileira e também os dispositivos e procedimentos da escola dedicados à proteção e ao cuidado com crianças e adolescentes, assim como fluxos de atendimento e tratamento de casos sensíveis.  

 

O documento concretiza o compromisso do Santo Inácio em atuar na proteção de seus alunos, em coerência com os valores que guiam a instituição e com a legislação vigente. É fundamental que toda a comunidade educativa acesse o documento e conheçam os canais e processos desencadeados em casos de suspeitas ou denúncias de violências contra os estudantes ou de situações que os coloquem em risco. 

 

Para aprofundar a compreensão da temática, um grupo de trabalho formado por alunos e coordenado pela Psicóloga Educacional está construindo cartilhas direcionadas aos estudantes, com conteúdo e linguagem visual adequados a crianças e adolescentes. O material será lançado em breve.  

 

Dessa forma, o CSI busca garantir que seus estudantes conheçam os caminhos de proteção possíveis, dentro e fora do colégio, para casos de violência ou situações de risco que vivam ou que possam ter presenciado. 

 

O cuidado com os alunos, bem como com os profissionais que atuam na escola, é prioridade da unidade educativa. Por isso, é importante lembrar que, em casos de dúvidas sobre o documento e sobre situações vividas pelos alunos no espaço escolar, os pais e responsáveis podem sempre procurar pelo SOE ou pela coordenação de série.  

 

A equipe do CSI está capacitada e sempre à disposição para apoiar estudantes e famílias. O contato com o colégio através desses canais institucionais garante que sejam feitos os encaminhamentos adequados a cada situação, preservando as pessoas inclusive de exposições inadequadas e prejudiciais à proteção das crianças e adolescentes.