Notícia - CSI promove série de ações para contribuir com a continuidade da formação de alunos do Noturno

Foto

27/12/2021

 

Em 2021, cerca de 178 alunos do Noturno foram beneficiados com cartões de vale-transporte concedidos pelo Colégio Santo Inácio. O benefício faz parte de uma rede de ações do CSI para contribuir com a formação de jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e/ou o ensino profissionalizante, através de um dos cursos técnicos oferecidos pelo Colégio (Administração, Análises Clínicas, Enfermagem e Informática).

 

Para alguns alunos que ainda precisaram permanecer no ensino remoto no início deste ano, o CSI disponibilizou o auxílio internet, com pacotes de dados móveis, para que pudessem acompanhar as aulas. Em 2020, no auge da pandemia, o Colégio já havia oferecido este benefício para outros estudantes que estavam com dificuldades de acesso à internet por falta de crédito. 

 

“Nós buscamos desenvolver uma parceria com os alunos e formar uma verdadeira rede de apoio. Sempre que ficamos sabendo de vagas de emprego, de auxílios, de exames ou consultas populares, divulgamos para os representantes de turma que repassam a informação para os demais estudantes”, ressalta Ivana Granado, coordenadora de Assistência Social do CSI. “Todo esse trabalho é feito em parceria com a assessoria comunitária do Noturno. Fazemos um acompanhamento com essas pessoas que lutam dia a dia para terminar os estudos e construir um futuro melhor para si e suas famílias.”

 

Neste final de ano, uma parceria entre as equipes do Noturno e da Formação Cristã permitiu com que parte dos alimentos arrecadados na Campanha Natal MAIS Feliz e Solidário fosse destinada aos alunos da EJA e dos cursos profissionalizantes. Ao todo, foram distribuídas 30 cestas básicas, além de roupas, para alguns estudantes e suas famílias. 

 

“Evitar a evasão escolar é um grande desafio. Por isso, estamos sempre atentos a essa difícil realidade e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para garantir o acesso e a permanência dos estudantes no ambiente escolar”, afirma Silvia Henriques, coordenadora pedagógica do Noturno. “Temos consciência do nosso papel enquanto educadores e sabemos que cada uma dessas ações é essencial para transformar a realidade dos nossos alunos.”

 

A escola também reformulou o processo de ingresso de novos estudantes. Desde a inscrição, entrega de documentos até as entrevistas pedagógicas, tudo passou a ser feito de forma totalmente on-line. Além de evitar uma exposição desnecessária em tempos de pandemia, a medida também facilita o processo para os candidatos, uma vez que não precisam gastar dinheiro de passagem com deslocamentos até a instituição ou tirando cópias de documentos que podem ser digitalizados.

 

Todas essas iniciativas são fruto do compromisso da Companhia de Jesus de oferecer educação a todos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Também integram o programa de fortalecimento da Cultura do Cuidado instituído pelo Colégio, que tem o intuito de promover um espaço de acolhida e oportunidades aos nossos alunos.