Notícia - Colaboradores do CSI participam de capacitação sobre o impacto da tecnologia nas relações

Foto

Dando continuidade às ações da Cultura do Cuidado no Colégio Santo Inácio, cujo tema no primeiro trimestre é Cidadania Digital, colaboradores do pedagógico e do administrativo participaram nesta semana de uma palestra com a equipe da SaferNet Brasil, organização não governamental que promove os direitos humanos na internet.

 

Os encontros foram ministrados presencialmente por Guilherme Alves, jornalista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

 

Durante o momento de formação, foram abordados os desafios e caminhos de um mundo em que as relações se estabelecem cada vez mais virtualmente e como lidar com as novas tecnologias que impactam a vida de alunos, educadores e demais profissionais.

 

O convidado falou ainda sobre segurança e privacidade nas redes sociais e lembrou algumas das leis que regulam o espaço virtual no Brasil, como o Marco Civil da Internet (2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (2018). 

 

A partir de alguns exemplos de situações reais ocorridas no ambiente digital, Alves ressaltou a importância de se estar atento às informações que circulam nas redes sociais e como pode ser a repercussão de cada uma delas.


“Muitas vezes não temos ideia de que uma simples publicação pode gerar uma grande repercussão. Por isso, precisamos sempre adotar uma postura anti-desinformação. Devemos compartilhar somente conteúdos que foram devidamente checados e que temos certeza que não são fake news”, diz Guilherme. “Esse é um debate importante que devemos levar para dentro de sala de aula. Precisamos dialogar sobre o impacto que as notícias têm no nosso dia a dia e como isso pode causar danos a nós e a pessoas que estão ao nosso redor”, finaliza.