Notícia - Live do CSI aborda os desafios da adolescência na atualidade

Foto

01/06/2022

 

Na última terça-feira (31/05), o Colégio Santo Inácio realizou uma live em seu perfil do Instagram (@colegiosantoinaciorj) com o tema “Adolescência hoje: desafios da faixa etária e do tempo presente”. A orientadora educacional do CSI Sabrina Bonfatti mediou o bate-papo com Claudia Alaminos, psicopedagoga e mestre em Psicologia e Educação pela USP. A convidada também é fonoaudióloga, especialista em adolescência há 20 anos e educadora parental certificada em Disciplina Positiva.

 

Durante a conversa, Claudia destacou que, por ser uma fase de diversas mudanças, até mesmo nas conexões cerebrais, é normal que as novas sensações e sentimentos experimentados pelos adolescentes levem a uma mudança de comportamento. Outro aspecto importante desse período é o processo de individuação, quando a pessoa começa a se tornar mais independente dos familiares e surgem os questionamentos sobre o seu lugar no mundo e a necessidade de se associar ao seu próprio grupo social.

 

“Precisamos saber o terreno que estamos pisando para que possamos nos relacionar com esses meninos e meninas que são muito diferentes de nós", pontuou Alaminos. “Este somatório de questões vira um turbilhão de emoções na cabeça dos adolescentes, por isso é necessário que os adultos tenham mais paciência, cuidado, delicadeza e compreensão das problemáticas desta fase da vida.”

 

O uso consciente da internet também foi abordado na transmissão. Claudia explica que os adolescentes de hoje já nasceram e cresceram com as tecnologias digitais disponíveis a todo momento. Ela pontua que em alguns aspectos isso é positivo, já que contribui para que eles estejam antenados aos mais variados assuntos. Contudo, é preciso que haja um equilíbrio, pois a imersão excessiva nos meios digitais pode causar a redução da concentração, a necessidade de estimulação sensorial e a falta de paciência para coisas simples do dia a dia. Todos esses aspectos influenciam em seu desenvolvimento, por isso, os pais precisam reforçar os valores cultivados desde a infância e a importância da segurança na utilização das redes sociais.

 

“A pandemia de Covid-19 também tem impactado negativamente no desenvolvimento socioemocional dos adolescentes. A perda da capacidade de se socializar ao longo desses dois anos tem se refletido em diversos casos em sala de aula e dentro de casa”, diz Claudia. Ela reforça que a retomada da vida social em família e com os amigos é de extrema importância para o progresso destes jovens. Nos casos em que se torna mais difícil resolver conflitos familiares, buscar a ajuda de um profissional capacitado pode ser a melhor solução.

 

A live “Adolescência hoje: desafios da faixa etária e do tempo presente” faz parte das ações do CSI no âmbito da Cultura do Cuidado, que também estão sendo desenvolvidas em sala de aula e através de outras iniciativas. 

 

A transmissão está disponível no Instagram do Colégio (@colegiosantoinaciorj). Para quem deseja rever a live ou ainda não assistiu, clique aqui


Para saber mais sobre a Cultura do Cuidado, acesse o nosso site ou clique aqui.