Notícia - Estresse diário é o tema de live do CSI

Foto

Data: 13/07/2022

 

“Estresse nosso de cada dia: como reconhecê-lo e gerenciá-lo” foi o tema do bate-papo promovido pelo Colégio Santo Inácio em seu perfil do Instagram (@colegiosantoinaciorj) no dia 05 de julho. A live foi mediada pela orientadora educacional do CSI Isadora Sampaio que recebeu a psicóloga e doutora em Psicologia pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Maria Cláudia Tardin para entender melhor este problema tão grave e recorrente nos dias de hoje.

 

No início da conversa, Tardin definiu que “o estresse é a perturbação pela nossa exigência de tentar nos adaptar a uma situação ambiental, que exige outro olhar e uma nova forma de lidar”. Além disso, a psicóloga pontuou que “essas situações que são tão corriqueiras na nossa vida acabam trazendo sintomas como preocupação, pensamentos recorrentes e pessimistas, além de reflexos negativos no nosso corpo, como mãos e pés frios ou quentes, palpitações, sudorese e questões intestinais”. 

 

A entrevistada explicou que existem três fases do estresse: alerta, resistência e exaustão. A primeira fase é benéfica e todos, de certa forma, convivem com ela diariamente. O estresse age como uma forma de manter a pessoa vigilante e atenta aos estímulos ambientais. Já na fase da resistência, é o momento em que a mente procura uma solução ou adaptação do agente estressor para retomar o equilíbrio mental e corporal. E na última etapa acontece o Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, que geralmente está relacionada ao trabalho e à escola. 

 

Maria Cláudia afirmou que “todo crescimento tem ganhos e perdas", por isso é muito importante que as crianças e adolescentes aprendam a lidar com os diversos sentimentos que possam surgir durante o processo de amadurecimento. Ela ainda explicou que a sociedade não ensina as pessoas a lidarem com as mudanças, além de criar uma cultura de exigência e excelência, o que gera diversos tipos de tensões e estresses por não alcançar esse ideal tão distante. 

 

Para ajudar no controle do estresse, Tardin orientou a todos a terem uma vida mais saudável, com boa alimentação e atividades físicas, cuidar dos relacionamentos, ter momentos para o relaxamento e ócio. “A felicidade é uma construção, uma atitude humana para encarar a vida diariamente” concluiu Tardin. 

 

A live “Estresse nosso de cada dia: como reconhecê-lo e gerenciá-lo” é uma das múltiplas ações que o CSI está promovendo no âmbito da Cultura do Cuidado. 

 

A transmissão está disponível no Instagram do Colégio (@colegiosantoinaciorj). Para ver a live ou assisti-la novamente, clique aqui.