Notícia - Missa na Igreja de Santo Inácio pelo dia do padroeiro marca encerramento do Ano Inaciano

Foto

01/08/2022

 

Presidida pelo Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, a missa que celebrou o Dia de Santo Inácio de Loyola lotou a Igreja que leva o nome do fundador da Companhia de Jesus neste domingo, 31 de julho. Alunos do CSI e suas famílias, antigos alunos, colaboradores, membros do Apostolado da Oração e de movimentos de espiritualidade inaciana, participantes do EPC (Encontro de Pais com Cristo), representantes da Associação Cristã de Vida Mariana (ACVM), entre outros, estiveram presentes na celebração eucarística. A missa também marcou o encerramento do Ano Inaciano, jubileu dos 500 anos da conversão de Inácio.

 

Na homilia, Pe. Klein lembrou a importância dos Exercícios Espirituais, em consonância com a primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus: ‘Mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento’. “Inácio chegou à liberdade interior ao longo de diversas e fortes experiências mundanas e espirituais que lhe permitiram, como confessou na autobiografia, ver novas todas as coisas em Cristo”, disse o jesuíta, fazendo uma referência ao lema do Ano Inaciano.

 

“Obcecado pelo amor de Jesus, Inácio nos deixou nos Exercícios Espirituais e do discernimento, um caminho sobre como relativizar a vida para ganhá-la em uma dimensão mais profunda. Esse caminho é fruto primeiro da sua experiência de vida e dos seus estudos posteriormente, que foram codificados no pequeno livro com mesmo nome, proposto a toda a Igreja pelo papa Paulo III em 1548. É um caminho pessoal, que todos que estamos aqui nesta noite podemos fazer com proveito, desde que nos entreguemos com grande ânimo e generosidade”, destacou ainda Pe Klein.

 

O sacerdote fez ainda um chamado para vivermos o seguimento a Cristo: “a celebração de Santo Inácio convida-nos a buscar todos os meios para crescer no conhecimento da vida verdadeira, que é seguir Jesus com plena consciência, total liberdade e grande generosidade no mundo de hoje”. 

 

Na capital da Bahia, outra celebração marcou o Dia de Santo Inácio e o encerramento do Ano Inaciano. A missa foi realizada na Catedral de Salvador, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador (BA) e Primaz do Brasil, e concelebrada pelo Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczslaw Smyda, SJ, e pelo Pe. Laércio de Lima, SJ, coordenador do Ano Inaciano e Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade, entre outros jesuítas. Saiba mais em https://www.jesuitasbrasil.org.br/2022/07/31/celebracao-de-encerramento-do-ano-inaciano/.